segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Os números

  A história de uma grande invenção


Houve tempos em que o homem não sabia contar, mas tinham noção de quantidades e faziam associações um a um relacionando um objeto concreto a outro objeto.
Eles não eram capazes de utilizar abstração mentais para noção de numero, mas o numero era sentido de modo concreto
O homem das épocas mais remotas não era capaz de entender noção de numero e tinha uma percepção numérica limitada pelos objetos ao seu redor que ele tinha contato e observava. O conceito numérico estava limitado a um e a dois, e quando era mais que dois usavam a pluralidade. Percebemos que os bebes começam a ter uma percepção numérica através do contato com as pessoas e objetos ao seu redor, assim como nas civilizações antigas também começaram a ter uma percepção numérica através da observação dos objetos próximos. Assim, como nas civilizações antigas, os bebes não conseguem ter uma concepção numérica maiores do que dois. 
Os homens primitivos não tinham a necessidade de contar, pois o que necessitavam para a sua sobrevivência era retirado da própria natureza. A necessidade de contar surgiu quando houve um desenvolvimento das atividades humanas. O homem começou a plantar, produzir alimentos, domesticar animais. No pastoreio, o pastor utilizava-se de varias formas para controlar o seu rebanho. Uma dessas formas era ter o controle de seus rebanhos usando um conjunto de pedras para um conjunto de ovelhas. 
  Fazia-se uma correspondência um a um, onde certa quantidade de pedras correspondia ao numero de ovelhas, e essa ligação acabou sendo um dos passos para o surgimento da noção de quantidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário