segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Matemática divertida

 Diferentes formas e técnicas de aprendizado


      Havia um certo tempo que o homem não sabia contar, porém, tinha noção de quantidade e relacionava objetos concretos a outros. Sua percepção numérica era bastante limitada, acontecia com os egípcios, chineses e sumérios. 
     Podemos notar que os bebês começam ter sua percepção numérica a partir do momento que tem contato com objetos e pessoas. Os homens primitivos não tinham a necessidade de contar, mas logo perceberam que precisavam fazer contas devido as atividades humanas. 
       Levando a matemática para os dias atuais, os números não são trabalhados como algo que deve ser decorado. Os alunos constroem números e os observando, e a partir desse trabalho os alunos percebem realmente os significados dos números, tornando as aulas mais prazerosas e com mais vontade de aprender. 
       Aprender e ensinar matemática é um grande desafio, Existem diferentes estratégias que podem ser usadas em sala de aula pelos professores, como por exemplo o material dourado, que pode abranger as 4 operações, Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão. 
       Temos também diferentes técnicas de resolução, como por exemplo, a decomposição, na qual os números são decompostos para facilitar a conta e através também o ábaco que é um antigo instrumento de cálculo formado com bastões ou arames que cada um corresponde a unidades, dezenas, nos quais os elementos de contagem são fichas, bolas. Podemos trabalhar também através de desenhos, por exemplo: ''...Aninha tem 10 laranjas...'' a criança pode representar desenhando 10 laranjas.  
        Com tantas técnicas diferentes de aprendizado, fica muito mais fácil e divertido aprender e estudar matemática!



Nenhum comentário:

Postar um comentário